Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Francisco Machado de Souza: Registro de óbito: “Aos três dias do mês de fevereiro de mil oito centos e cinco annos, nesta Freguesia do Bomfim da Matta faleceu com todos os Sacramentos, e com o seu testamento o Alferes Francisco Machado de Souza casado com D. Domiciana Vieira de Carvalho em hábito de São Francisco, foi sepultado das grades para cima. O Vigário Firmiano José Morais de Souza”.
Notas sobre Domiciana Rodrigues de Santana: Segunda.
Na maioria dos escritos consta: Domiciana Rodrigues de Santana; no entanto está consignado em documento de registro de posse de terra de 11 de fevereiro de 1819, como: Domiciana Vieira de Carvalho.
Nascida entre 1758 e 1759, conforme o seguinte documento encontrado por Ivonete Paixão, em 26 de abril de 2022, constante do processo de Genere de seus cinco filhos, instaurado em 1793: “José João Bechiman Sacerdote secular Escrivão da Camera Eclesiastica nesta cidade do Maranhão Certifico que em cumprimento do despacho proferido nestes autos ap 5 do que da Requisitoria revendo um livro findo de assento de batizados da Freguesia de oeiras do Piauì deste Bispado, nele ap 68 achei o assento de batismo de Domiciana Vieira de Carvalho, a qual é do teor seguinte “ Aos desanove dias do mês de julho de mil setecentos e cincoenta e nove anos na fazenda do Paulista Ribeira do Canindé o Revendo Padre José de Figueredo da companhia de Jesus andando em desobriga com licença minha batizou solenemente e pós os santos oleos a Domiciana filha legitima de Valério Rodrigues Coelho e de sua mulher Domiciana Vieira: foi padrinho Ilario Vieira de Carvalho solteiro todos desta freguesia, do que para constar fiz este assento que assinei O vigário encomendado Francisco Rodrigues Fontes” e não continha mais em assento aqui fielmente copiado do próprio...”
Ainda solteira, aparece como madrinha, no seguinte registro: “Aos quatorze dias do mes de janeiro de mil sete centos e setenta, na Fazenda do Paulista, Baptizey solemnemente e pus os Santos Oleos a Germana filha de Maria pretta Angolla solteyra escrava de Valério Coelho Rodrigues; forão padrinhos Valério Coelho Rodrigues, mosso, e sua irmã Domiciana Vieyra, todos moradores na ditta fazenda, de quatro mezes de nascida; de que para constar mandey fazer este assento que assigno. O Vigario Dionizio Joze de Aguiar”. Casou-se em 13 Fev 1777, com o Tenente Francisco Machado de Sousa, natural da Vila de São Luiz, arcebispado de Angra, em Portugal.
Conforme o “Índice das Cartas de Sesmarias Registradas na Junta da Real Fazenda” (1819 – 1823), era possuidora das seguintes terras: “Fazenda Curralino – Ribeira do Piauhy – Data com três léguas de comprido e uma de largo, correndo o comprimento de Nascente a Poente e a largura de Norte a Sul, a extremar para o Nascente com a fazenda do Sucuriú, no lugar Olho d’Agua da matolagem, para o Poente com a fazenda do Papagaio, para o Norte com a fazenda do Olho d’Agua do Real Fisco e para o Sul com a fazenda do Mocaitá. Concedida em 11 de fevereiro de 1819 a Domiciana Vieira de Carvalho e registrada a fl.12” (Carta de Data e Sesmaria Nº 17, fls 37v a 39).
Viveu, com Francisco Machado, na freguesia de Senhor do Bonfim da Mata, atual município de Mata de São João – BA.
Registro de óbito: “Aos 24 de 7br.º de 1833 faleceu Domiciana Vieira de Carvalho viúva com idade de 70 anos foi sepultada em terra solene desta Matriz do Senhor do Bomfim da Matta de São João; do que para constar mandei fazer este, e assignei. O Vigº Luiz Antonio dos Santos”. Com base na data de seu batismo (19/07/1759), Domiciana teria falecido com 74 anos de idade e não 70, como consta neste registro.
Notas sobre Anna de Sousa Machado: Terceira.
Batizada conforme o seguinte Assento de Batismo: “Aos vinte e sete dias do mês de dezembro de mil sete centos e setenta e sete anos, de licença minha, na Capella de Nossa Senhora da Boa Viagem filial desta freguesia, pôs o Padre João Ferreira os Santos Óleos a Anna parva, baptizada por necessidade em casa pelo Padre Balthazar Fernandes, filha legítima de Francisco Machado e de Domiciana Vieira, fregueses desta freguesia . O Vigário Veríssimo José Rodrigues”.
Notas sobre Maria de Sousa Machado: Mata de São João – BA.
Notas sobre Luiza Maria de Bitencourt: Batizada conforme o seguinte assento de batismo: “Aos quatro dias do mês de julho do anno de mil e oito centos, nesta Igreja Matriz do Bonfim da Matta baptizou solenemente o Reverendo Vigário da dita freguesia Firmiano Jozé de Souza, a Luiza, filha legítima de Antônio Ignácio ... e Maria de Souza Machado; forão padrinhos o Coadjutor desta dita freguesia Francisco de Sousa Machado e Domiciana Vieira de Carvalho, moradores na Freguezia de Bonfim da Matta. E para constar mandei fazer este assento, que assignei. O Vigário Caetano Carvalho.”
Registro de casamento: “Aos vinte seis de abril de mil oito centos e vinte quatro, nesta Freguesia de Passé e Oratório aprovado do Engenho Mamão, com licença do Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor Vigário Capitular, e por ele dispensados os problemas da naturalidade do contrahente, feitas as admoestações canônicas nesta Freguesia donde a contrahente é natural, e ambos moradores, sem impedimento algum, na minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas, se casarão por palavras de presente, Antônio Pedro José Serrão da Veiga, branco de vinte annos, filho legítimo de Francisco da Palma Dias de Azevedo e Dona Ana Bárbara Rita de Souza Veiga, natural de Portugal, com Dona Luzia Maria Bitencourt, branca de dezoito anos, filha legítima de Antonio Ignacio Bittencourt, e Dona Maria de Souza Machado; e logo lhes dei as bençãos: forão testemunhas o Reverendo Vigário José da Costa, e o Reverendo Vigário Feliciano Alves Chaves: do que fiz este assento que assignei. O Vigrº Manoel Ribeiro de Marques”.
Notas sobre João: Registro de batismo: “Aos vinte e sete de dezembro de mil oito centos e trinta, nesta freguesia do Senhor do Bomfim da Mata, baptizei solemnemente, e pus os Santos Óleos a João, nascido de quatorze dias, filho legítimo de Antônio Pedro José Serrão da Veiga, e Luzia Maria de Bitencourt, forão padrinhos José de Souza Machado por procuração enviada a José da Silveira, e Antônio de Oliveira Carvalho, que impoz a coroa de Nossa Senhora: do que para constar fiz este termo que assigno. O Vigário Francisco de Sousa Machado”.
Notas sobre Francisco de Sousa de Bitencourt: Registro de batismo: “Aos sete dias do mês de novembro de mil oito centos e seis, nesta freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Passé baptizei solenemente e pus os santos óleos a Francisco nascido a quatro de outubro filho legítimo de Antonio Ignacio Bitencourt e Maria de Souza Machado; foram padrinhos o Cap Francisco Xavier de Souza Figueiredo Machado, e Dona Joaquina de Santo Antonio Alvares do Carmo...”.
Notas sobre Francisca Bitencourt: Registro de batismo: “Aos vinte oito de fevereiro de mil oito centos e oito, nesta freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Passé baptizei solenemente e pus os santos óleos a Francisca nascida a vinte de dezembro, filha legítima de Antonio Ignacio Bitencourt e Maria de Souza Machado; foi padrinho Manoel de Souza Machado, solteiro, e morador na freguesia do Senhor do Bonfim da Mata, e tudo para constar fiz este assento que assignei. O Vigário José Gomes da Silva”.
Notas sobre Josefa Bitencourt: Registro de batismo: “Aos nove de abril de mil oito centos e nove, nesta Matriz de Nossa Senhora da Encarnação de Passé baptizei solenemente e pus os santos óleos a Josefa nascida a onze dias, filha legítima de Antonio Ignacio Bitencourt e Maria de Souza Machado ...”.
Notas sobre Alexandre de Sousa Bitencourt: Officiante e padrinho de batismo: Padre Feliciano Álvares Chaves.
Notas sobre Ignacio: Assento de batismo: “Aos vinte cinco dias do mês de outubro de mil oito centos e desesete na Capella de Nossa Senhora das Candeas do Engenho da Pitanga filial desta Matriz de Nossa Senhora da Encarnação de Passé, de licença minha o Reverendo José Zeferino de Amorim Lima baptizou, e poz os Santos Oleos a Ignacio , inocente de idade de dois mezes e doze dias, filho legítimo de Antônio Ignacio de Bitencourt e Maria de Sousa Machado: foi padrinho o Reverendo Vigário Feliciano Alvares Chaves ...”.
Notas sobre Valério de Sousa Machado: Foi citado nos seguintes assentos de batismos:
“Aos vinte e três dias do mês de janeiro de mil sete centos e noventa e seis anos, nesta freguesia do Bonfim da Matta, baptizei solemnemente e puz os santos óleos a Maria, filha legítima de Manoel Barbosa e de Martinha das Virgens; foi padrinho Valério de Sousa Machado solteiro, morador nesta freguesia”.
“Aos oito dias do mez de julho de mil oito centos e cinco annos, nesta freguesia de Bonfim da Matta, puz os Santos óleos a Jozefa filha legítima de Jozé Bento e de Anna Francisca, a qual foi baptizada em caza por nascer doente por Valério de Sousa Machado, morador na freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, e os mais desta freguesia”.
“Aos cinco dias do mês de fevereiro de mil oito cento e oito anos, nesta freguesia de Bonfim da Mata, baptizei e puz os Santos óleos a Francisca, com sete dias de nascida, filha natural de Maria Escrava de Valério de Sousa Machado”.
Notas sobre Francisco de Sousa Machado: Já era padre em 1809, quando fez o seguinte batismo:
“Aos dezesseis dias do mês de julho de mil oitocentos e nove em desobriga nesta fazenda do Sucuriú freguesia de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeiras, Bispado de São Luís do Maranhão, de licença minha batizou solenemente e pôs os Santos Óleos o Padre Francisco Machado de Sousa a párvola Raymunda Maria, nascida a seis de novembro do anno pretérito de mil oito centos e oito, filha legítima de Manoel Marques dos Reis e Anna Maria de Jesus, neta paterna de Miguel ... de Souza e Anna Maria da Conceição e materna de José Rodrigues Coelho e Crystina Maria de Jesus, forão padrinhos José Rodrigues Coelho seu avô, e Brizida Maria de Jesus sua tia, do que para constar mandei fazer este termo em que me assigno. Frei Cosme Damião da Costa”.
Foi Vigário da Freguesia de Mata de São João, na Bahia, nas décadas de 1820 e 1830.
Notas sobre Michaella: Assento de Batismo: “Aos oito de março de mil oito centos e vinte e dois o Padre Francisco de Sousa Machado baptizou solenemente e pôs os Santos Óleos a Michaella, nascida a vinte de janeira, filha do Tenente Manoel de Sousa Rodrigues Machado e sua mulher Dona Raimunda do Sacramento; forão padrinhos João Lopes da Silva casado e Dona Domiciana Vieira de Carvalho branca viúva; do que para constar se fez este assento que assigno. O Vigário ....”.
Notas sobre José de Sousa Machado: Em 27-12-1830, na freguesia de Senhor do Bonfim da Mata, foi padrinho de batismo de João, filho de sua sobrinha Luzia Maria Machado. Foi oficiante o seu irmão, o vigário Francisco de Sousa Machado. Mata de São João – BA.
Notas sobre Antônio de Sousa Machado: Em 08/05/1831, na freguesia do Senhor do Bomfim da Mata, foi padrinho de batismo de Joana, filha de José Rodrigues Pereira e de Cecília Maria. Foi oficiante o seu irmão, o vigário Francisco de Sousa Machado.
Notas sobre Francisca de Sousa Machado: Registro de batismo: “Aos seis dias do mês de abril de mil sete centos e noventa, baptizou, de licença minha, o Padre Balthazar Fernandes, na capella de Nossa Senhora da Boa Viagem, filial desta freguesia a Francisca, parva, filha legítima de Francisco Machado e de Domiciana Vieira; foi padrinho Antônio da Silva Mattos, viúvo, e morador nesta freguesia. O Vigário Verissimo José Rodrigues”.
Notas sobre Inés Rodrigues de Macedo: É citada no seguinte registro:
“Aos desesete dias do mês de novembro de mil oito centos e quarenta, em Desobriga na fazenda Ipoeira ... batizei solenemente e pus os Santos Oleos a inocente Joana preta com dous annos de nascida filha natural de Luisa escrava de Dona Ignes Rodrigues de Macedo, forão Padrinhos Joaquim Rodrigues, e Benedicta escrava do Capitao Manoel Rodrigues...”.
Notas sobre Anna Machado: Assento de Batismo: “Aos vinte e quatro dias do mês de maio de mil sete centos e noventa e um, baptizou de licença minha o Padre Balthazar Fernandes, a Anna, parva, filha de Francisco Machado e de Domiciana Vieira; foi padrinho Antônio da Silva Mattos, viúvo morador nesta freguesia. O Vigário Verissimo José Rodrigues”.
Ascendente dos Silveiras da Bahia. Camisão – BA.
Notas sobre Micaela de Sousa Machado: Registro de batismo: "Aos dezasete dias do mês de janeiro de mil sete centos e noventa e sete anos, nesta freguesia de Bomfim da Matta baptizei e pus os santos óleos a Micaela filha legítima do Alferes Francisco Machado de Souza e de Dona Domiciana Vieira de Carvalho, nascida de quinze dias; foi padrinho o Padre Balthazar Fernandes Seixas, todos moradores nesta freguesia. O Vigário Firmiano José Morais de Souza".
Notas sobre Manoel Rodrigues de Macedo: No registro a seguir, Manoel e sua filha Cristina, foram padrinhos:
“Aos onze dias do mês de agosto de mil oitocentos e trinta e três andando em desobriga na fazenda da Palmeira desta freguesia de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeiras Bispado do Maranhão baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a Ignacia com onze dias de nascida, filha legítima de Serafim Ferreira dos Santos e de Vitória Maria do Rosário; forão padrinhos o Capitão Manoel Rodrigues de Macedo e Dona Christina Rodrigues de Macedo, e para constar fiz este termo que assigno. Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva”.
Capitão da Guarda Nacional, em 1820, possuía as fazendas Boqueirão e Surubim.
Em 1856, conforme consta no Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras (fl. 109 e 110), fez as seguintes declarações:
– “Eu abaixo assignado declaro que sou senhor e possuidor do sitio de terras em São João de Sene, desta Freguesia de Nossa Senhora da Victoria e município de Oeiras por compra que fiz ao Doutor Rodrigo José Mouriço, e extrema para o Nascente com a mesma fazenda Genipapeiro, para o Sul com a fazenda Grande digo, com a fazenda Frade Corrente abaixo, além do olho dágua chamado Serafim, para o Poente com a chapada do finado Claudio, para o Norte com a fazenda Berlengas do Comendador Francisco José de Araújo Costa, e outros todos com as xapadas nas divisões das aguas te confinem as mesmas aguas assima do olho dagua Xamalote com o mesmo Genipapeiro = Esta nota dou em duplicata dentro do primeiro prazo para o registro das terras conforme o disposto nos artigos, noventa e dois e noventa e três do Regulamento = São João oito de fevereiro de mil oitocentos cinquenta e seis = Manoel Rodrigues de Macedo = Forão-me apresentados hoje este e outro exemplar = Oeiras dezenove de abril de mil oitocentos cinquenta e seis = Padre João de Souza Martins – Vigari Collado. Esta conforme ao original. Era ut supra”.
– “Eu abaixo assignado declaro que sou senhor e possuidor da fazenda Gameleira, desta Freguesia de Nossa Senhora da Victoria e município de Oeiras, que me houve por compra ao Doutor Rodrigo José Mouriço. A escriptura em meu puder não faz menção de extrema, e confinaçoens he porem reconhecida pelas antigas posseçoens extremando para o Nascente com a fazenda Jardim, e Estreito do Coronel Ignacio Francisco de Araujo Costa, para ahy lugar marcado e franco aqui na divisão das aguas pelas costaneiras do caxusú, assim para o Norte com a situação Bom descanso do Alferes Antonio Raimundo de Souza e outros, te as do citio Sam João de Sene, para o Poente digo ao Poente, para o Sul com a fazenda Riacho pequeno do Doutor Manoel digo do finado Doutor Manoel Pereira da Silva rio abaixo antes do curral de pedras e d’ali corta para as cabeceiras do Riacho Cumbe e para o Mucambo dos herdeiros do finado Tenente-Coronel José Nicolao da Costa Freires na movia de pedras para curral ... a xapada do mesmo ... e d’ali para ladeira do Frade na estrada que vem do mesmo Genipapeiro aonde dividem as aguas = Esta nota dou em duplicata dentro do primeiro prazo digo dentro do prazo marcado para o registro das terras conforme o disposto nos artigos, noventa e dois e noventa e três do Regulamento = São João sete de fevereiro de mil oitocentos cinquenta e seis = Manoel Rodrigues de Macedo = Forão-me apresentados hoje este e outro exemplar = Oeiras dezenove de abril de mil oitocentos cinquenta e seis = Padre João de Souza Martins – Vigari Collado. Esta conforme ao original. Era ut supra”.
Notas sobre Joaquina Ferreira de Macedo: Nascida em setembro de 1833, conforme o seguinte registro de batismo: "Aos quatro dias do mez de agosto de mil oito centos trinta e quatro, nesta Freguezia de Nossa Senhora da Victoria da Cidade de Oeiras Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os Santos Óleos a Joaquina, Branca, com dez mezes de nascida, filha legítima de José Ferreira de Carvalho e de Maria Rodrigues de Carvalho, forão Padrinhos , o Capitão Manoel Rodrigues de Carvalho e Benedicta Ferreira de Carvalho, e para constar mandei fazer este Termo em que assigno. O Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva".
Oeiras, Piauí.
Notas sobre José Sérvio Ferreira: Médico, formado em 1846, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Exerceu, entre outros, os cargos de médico do Hospital da Caridade e das Enfermarias Militares, de lente de aritmética e geometria do Liceu, de delegado de polícia, de suplente de juiz municipal e de órfãos e de deputado, tudo na Província do Piauí. Foi agraciado com o hábito da Ordem da Rosa.
Notas sobre Matilde Damasceno Ferreira: Malhadinha, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Isaac Sérvio Ferreira: Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife; dirigiu, no princípio do século XX, o Colégio Santo Afonso de Ligório, na cidade de Oeiras, em cujo foro exerceu a advocacia. Foi membro da magistratura piauiense. Em 1898, possuía terras na Fazenda Ipoeira, conforme registro do ITERPI.
Notas sobre Abraão Maria de Carvalho: Veja família de T.1.10.1.9
Notas sobre Job Sérvio Ferreira: Job e Leopoldina residiam no Rio de Janeiro, onde faleceram.
Em 1898, possuía terras na Fazenda Ipoeira, conforme registro do ITERPI.
Em 1920, a Ipueira e Santiago, já estavam em nome de sua mulher, Leopoldina de Andrade Sérvio.
Notas sobre Natan Sérvio: Faleceu solteiro.
Notas sobre Pio Sérvio Ferreira: Em 1898, possuía terras na Fazenda Ipoeira, conforme registro do ITERPI.
Notas sobre Samuel Sérvio Ferreira: Faleceu solteiro.
Notas sobre Aureliano Ferreira de Carvalho: Foi Deputado Provincial e Geral pelo Piauí. Faleceu solteiro.
Notas sobre Joaquim Newton Ferreira de Carvalho: Nasceu em novembro de 1841, conforme o seguinte registro: "Aos nove dias do mês de agosto do anno de mil oito centos quarenta e dous, em Desobriga na fazenda Malhada nesta freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Piauhi Bispado de São Luis do Maranhão, baptizei solemnemente e pus os santos óleos ao inocente Newton, branco com nove meses de nascido, filho legítimo do Capitão José Ferreira de Carvalho e de sua mulher Dona Maria Ferreira de Macedo, foram padrinhos Benedicto Ferreira de Carvalho, e Dona Jesuína Clementina de Carvalho. E para constar mandei fazer este termo que assino. João de Sousa Martins - Vigário Collado".
Bacharel em Direito, foi Juiz Municipal nas comarcas de São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Foi também, deputado provincial.
Notas sobre Benedito Ferreira de Carvalho: Nasceu em março de 1843, conforme o seguinte Assento de Batismo: "Aos dezessete dias do mês de julho de mil oitocentos quarenta e três, em desobriga na Capella de Nossa Senhora dos Humildes no Paulista termo desta cidade de Oeiras do Piauhi, Bispado do Maranhão, com licença minha, o Reverendo Frei Dorothêo Missionário batizou solenemente e pois os santos óleos a Benedicto branco com quatro meses, filho legítimo de José Ferreira de Carvalho e de sua mulher D. Maria Ferreira de Macedo, foram Padrinhos José Inácio de Jesus Madeira e sua mulher Christina Rodrigues de Macedo; e para constar mandei fazer este Assento que assino. João de Sousa Martins - Vigário Collado".
Faleceu solteiro. Rio de Janeiro.
Notas sobre Manoel Rodrigues de Carvalho: Tomou parte, como voluntário, na campanha contra o Paraguai. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, chegou a manter, com recursos próprios, uma enfermaria na fazenda Fortaleza, de sua propriedade, no município de Simplício Mendes -PI, para o atendimento aos pobres da região. Foi deputado provincial e dirigiu um colégio em Oeiras.
Notas sobre Sérgio Ferreira de Carvalho: Santo Lenho, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Sérgio Ferreira de Carvalho: Santo Lenho, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Sérgio Ferreira de Carvalho: Santo Lenho, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Michaela Ferreira de Carvalho: São João, Piauí.
Notas sobre Benedito Ferreira de Carvalho Filho: São João, Piauí.
Notas sobre Maria Ferreira de Carvalho: São João, Piauí.
Notas sobre Abraão Maria de Carvalho: Malhada, Piauí.
Notas sobre Salomão Ferreira de Carvalho: Foi alto comerciante e rico proprietário e fazendeiro, tendo sido um forte baluarte do progresso de sua cidade natal, onde faleceu.
Notas sobre Selemérico Newton de Carvalho: Farmacêutico prático e professor. Oeiras-PI.
Notas sobre José Epifânio de Carvalho: Médico, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; clinicou com alta proficiência nos estados do Ceará e Piauí, tornando-se um notável oftalmologista.
Notas sobre Anna: Assento de batismo: “Aos sete dias do mês de fevereiro de mil oito centos anos, nesta freguesia do Bomfim da Matta o Padre Balthazar Fernandes Seixas baptizou em casa por necessidade por nascer doente a Anna, filha legítima do Alferes Francisco Machado de Souza e Dona Domiciana Vieira, e no dia quatorze do dito mês acima nomeado de manhã o mesmo padre lhe pôs os santos óleos, na Capella de Nossa Senhora da Boa Viagem, todos desta freguesia. O Vigário Firmiano José Morais de Souza”.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 1 | 1 | 0 |
Netos | 11 | 5 | 0 |
Bisnetos | 13 | 4 | 0 |
Trinetos | 15 | 7 | 0 |
Tetranetos | 41 | 16 | 1 |
Pentanetos | 91 | - | - |
Totais | 172 | 33 | 1 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...