Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Maria Joaquina da Anunciação: Poço do Boi, Jaicós – PI.
Notas sobre Alexandre Lopes dos Reis: Poço do Boi, Jaicós - PI.
Notas sobre Carlos Lopes dos Reis: Faleceu sem deixar filhos. Residia em Malhada Grande, Jaicós - PI.
Notas sobre Justino Antônio dos Reis: Caridade do Piauí.
Notas sobre José Antônio dos Reis: Morro de Dentro, Data Poções, Jacobina do Piauí.
Notas sobre Júlio Lopes dos Reis: Malhada Grande da Fazenda Poço do Boi, Jaicós – PI.
Notas sobre Joaquim Lopes dos Reis Neto: Eleito Prefeito de Patos do Piauí nas eleições de 2020.
Notas sobre Francisco Modesto Arraes: O seu Falecimento foi comunicado ao Cartório do 1º Ofício do Registro de Imóveis em Simões-PI em 21/07/1999.
Notas sobre Ana Raimunda de Jesus: Casou-se em casa de residência do Capitão Júlio Lopes dos Reis.
Notas sobre Eduardo Lopes dos Reis: Patos do Piauí.
Notas sobre Juaci Lopes dos Reis: Jaicós – PI.
Notas sobre José dos Reis: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Manuel dos Reis: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Josefa Maria dos Reis: Faleceu ainda criança.
Notas sobre José Lopes dos Reis: Patos do Piauí.
Notas sobre Cândido Lopes dos Reis: Conforme seu registro de óbito, faleceu em consequência de mordidura de cobra cascavel.
Notas sobre Rosenda Maria do Carmo: Sua existência era desconhecida até janeiro de 2021, quando foi encontrado o seguinte registro:
“Aos quinze de junho de mil oitocentos e setenta e oito, faleceu da vida presente Rosenda Maria do Carmo, com dezesseis anos de idade, filha legítima de Salustiano Lopes dos Reis e Ana Joaquina do Espírito Santo moradores na fazenda Malhada Grande desta freguesia; foi sepultada no cemitério público desta Villa nos dezesseis do mesmo mês; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Joaquim: “Aos vinte e nove de maio de mil oitocentos sessenta e sete, em desobriga na fazenda Alagadeiro, desta freguesia de Jaicós, batizei solenemente a Joaquim, filho legítimo de Salustiano Lopes dos Reis e Ana Joaquina do Espírito Santo, nascido a nove de setembro de sessenta e quatro, foram padrinhos Francisco José Gomes e Maria Izabel de Jesus e para constar mandei fazer este assento em que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Francisco de Sales Lopes dos Reis: “Aos vinte e nove de maio de mil oitocenotos sessenta e sete, em desobriga na fazenda Alagadeiro, desta freguesia de Jaicós, batizei solenemente a Francisco, filho legítimo de Salustiano Lopes dos Reis e Ana Joaquina do Espírito Santo, nascido a vinte e nove de janeiro do ano passado, foram padrinhos o Tenente-Coronel Manoel Clementino de Sousa Martins e Dona Maria Josefa Clementino de Sousa, por procuração; e para constar mandei fazer este assento em que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Juarez Lobo Bessa: Professor de Psiquiatria do IESVAP/AFYA em Parnaíba-PI, e Psiquiatra Forense e Psicanalista.
Notas sobre José de Moura Leal: Foi o primeiro Prefeito eleito em Padre Marcos, PI (1965 a 1966).
Notas sobre Afonso Moura Macedo: Foi Vice-Prefeito de Padre Marcos, PI de 1983 a 1988 e prefeito de 1989 a 1992.
Notas sobre José de Fátima Araújo Leal: Foi eleito Prefeito de Padre Marcos por dois mandatos (2005 a 2012).
Notas sobre Carmelita da Silva Moura Leitão: Foi umas das primeiras professoras do município de Padre Marcos, atuando por muito tempo na Unidade David Severiano de Carvalho, na localidade Riacho do Padre, e na Unidade Escolar Constâncio Carvalho.
Notas sobre Manoel José dos Reis: Gêmeo de João José.
Notas sobre João José dos Reis: Gêmeo de Manoel José.
Notas sobre Domingos José de Moraes: Era viúvo quando casou-se ciom Efigênia.
Notas sobre José Nicolau de Sousa: Foi vereador, ocupando a presidência da Câmara Municipal, depois foi vice-prefeito e prefeito (período de 1977 a 1982, quando foi construída uma das mais importantes obras do município, o Açude Tiririca, inaugurado com a presença do então presidente da República, João Figueiredo) em Jaicós-PI.
Notas sobre Inah: Faleceu solteira.
Notas sobre Nelson Fialho dos Reis: Magistrado em Pernambuco.
Notas sobre Márcia: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Augusto Fialho dos Reis: Mudou-se ainda jovem para Simplício Mendes – PI, onde casou-se com sua prima Maria Benício Fialho dos Reis.
Comerciante e telegrafista, exerceu por pouco mais de dois meses o cargo de prefeito nomeado daquela cidade. Após sua aposentadoria retornou para Petrolina, onde faleceu.
Notas sobre Ney Madeira Moura Fé: Comerciante e político, exerceu por dois mandatos: o cargo de prefeito de Simplício Mendes (1963-1967 e 1973-1977) e um mandato como vice-prefeito (1989-1992).
Notas sobre Marlene Costa Reis: Gêmea c/ Miriam.
Notas sobre Rui Costa Reis: Exerceu o cargo de prefeito municipal de sua cidade natal, no período de 01-01-1993 a 31-12-1996.
Notas sobre Ana Rodrigues do Nascimento: Faleceu pouco tempo depois de casada. Teve uma filha.
Notas sobre Maria Benício Costa: Simplício Mendes - PI.
Notas sobre Abdias Benício dos Reis: Residia em São Paulo – SP.
Notas sobre José Amorim Fialho dos Reis: Residia em Curitiba.
Notas sobre Walter Benício dos Reis: Em 1956, chegou em Petrolina-PE com a esposa e mais dez filhos. Trabalhou com comércio e representação comercial e era o proprietário do Bazar Útil, uma das primeiras lojas de utilidades da cidade. Além de ter recebido o título de Cidadão Petrolinense, foi homenageado na antiga Av. 1, no bairro Jardim São Paulo, na mesma cidade.
Notas sobre Elias Moura Reis: Chegou em Petrolina-PE em 1958.
Cursou o Primário no grupo Escolar Dom Malan, depois ingressou no Ginásio Dom Bosco, quando era Diretor o Padre Manoel de Paiva Neto, e Vice-Diretor o Senhor Honório de Queiroz Rocha. Foi aluno saudoso Padre Bernardino Padilha Luz e Padre Félix Rolim.
Foi coroinha na Igreja Catedral de Petrolina, quando o Bispo era Dom Antônio Campelo de Aragão, e ajudou em muitas missas celebradas por Monsenhor Ângelo Sampaio, Padre José de Castro e outros.
Aos 20 anos, criou um curso preparatório para Exame de Admissão ao Ginásio; aos 21 anos, tornou-se o primeiro docente do sexo masculino do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Lecionou no Colégio Evangélico Polivalente e no Colégio Estadual de Petrolina. Doutor em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Professor do Curso de Mestrado em Extensão Rural Profissional na UNIVASF e Supervisor da área de transferência de Tecnologia da EMBRAPA Semiárido. Em 09 de dezembro próximo passado (2023), completou 50 anos como engenheiro agrônomo. Fora da linha da docência, foi jogador de futebol e defendeu os clubes América Lítero Esportivo, Palmeiras Esporte Clube, Náutico Esporte Clube e Ferroviária Esporte Clube. Jogou por 10 anos na seleção Petrolinense de Voleibol, e atuou como comentarista esportivo nas Rádios Grande Rio e Emissora Rural, em Petrolina.
Notas sobre Augusto Fialho dos Reis: Veja família de T.2.1.1.5
Notas sobre José Romualdo Fialho Cronemberger: Trabalhou durante 45 anos na cidade de Carmo do Rio Claro - MG, onde também exerceu os cargos de Vereador e Prefeito Municipal (1993 - 1997).
Notas sobre Pedro de Alcântara Cronemberger: Considerado um dos mais ilustres filhos de Floriano-PI, embora tenha consolidado carreira na medicina fora de município. Faleceu por complicações pulmonares em São Paulo, onde estava internado.
A biografia desse médico anestesiologista está no livro Florianenses Volume 3 e revela uma carreira de muito sucesso e reconhecimento nacional, inclusive com homenagens e premiações, ao longo de sua vida. Iniciou seus estudos em Floriano e em Baturité-Ceará, depois cursou o ginasial em São Raimundo Nonato, o científico em Belo Horizonte, MG e se formou em 08-12-1961, em medicina, pela Universidade Federal de Recife, PE e no ano seguinte fez residência em São Paulo.
Como anestesista, participou das duas primeiras cirurgias de transplante de coração do Brasil, realizadas no Hospital das Clínicas (FMUSP), em São Paulo, em 1968, integrante da equipe do professor doutor Euríclides de Jesus Zerbini. Nesta mesma equipe, conta o livro Florianenses, Dr. Pedro atuou como médico anestesista em cirurgia cardiopulmonares e de congênitos, no período de 1964 a 1985. Ele ainda se especializou como médico acupunturista, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Notas sobre Teresinha Fialho dos Reis: Mudou-se para Petrolina. Trabalhou na Fundação SESP.
Notas sobre Adalberto Costa dos Reis: Mudou-se ainda jovem para São Paulo.
Notas sobre Maria José Fialho dos Reis: Professora do Grupo Escolar Álvaro Mendes, em Simplício Mendes – PI. Mudou-se para Petrolina –PE, onde se casou e continuou lecionando. Depois de aposentada foi morar em Recife.
Notas sobre Floripe Izabel Reis Costa: Autora do livro “Bela Vista do Piauí”, editado em 2013. Trata-se de um município do Sudeste do Piauí, que teve origem na Fazenda Jatobá, situada por volta de 1830 e adquirida em 1841, por José Marques de Sousa Coelho, filho de Inácio e neto de Valério Coelho, que passou a morar nesse lugar, com alguns de seus filhos. Atualmente, quase todos os naturais do município, que tem aproximadamente quatro mil habitantes, são descendentes de Valério Coelho. A obra traz o nome dessas pessoas, proporcionando subsídios para a atualizações nesse Site.
Notas sobre Ademar Marques Fialho: Foi eleito vereador em Bela Vista do Piauí em 2004 e 2008. Em 2016 era suplente, e com a morte em junho desse ano do vereador Milton Francisco Barbosa, assumiu a cadeira deixada por ele na Câmara de Vereadores.
Notas sobre Amaro Amadeu de Carvalho: Foi Vice-Prefeito por Marcolândia, PI no período 1993-1996. Em seguida foi eleito prefeito também por Marcolândia, no período 1997-2004.
Notas sobre Joaquim José de Carvalho: Foi eleito por 5 vezes Prefeito de Simões, PI (1972, 1982, 1992, 2000, 2004) .
Notas sobre Antônio Eugenio Marinho: Antonio e Etelvina, casaram-se no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 22/02/1930, na presença do Juiz Antônio de Barros Muniz.
Notas sobre Rodrigo Eugenio Sobrinho: Seus padrinhos: João Eugenio Marinho e Maria Joaquina da Conceição.
Notas sobre Otília Maria Fernandes Eugênio: Seu registro de nascimento foi feito no dia 11-11-1957 no Cartório de Guararapes-SP conforme informações da própria Otília.
Notas sobre Cecília dos Reis Modesto: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 01/01/1931. O Registro encontra-se no Livro de Batismo 06, 1928-1931 na página 135-verso, sob o nº 08. Seus padrinhos foram João Eugenio Marinho e Maria Joaquina da Conceição.
Notas sobre José Eugênio Sobrinho: Seus padrinhos são: Miguel Brás da Silva e Felisbela Maria da Conceição.
Notas sobre Luiz Eugênio Sobrinho: Foram seus padrinhos: João Tavares dos Reis e Âguida Maria de Oliveira.
Notas sobre Rosa Tavares dos Reis: Foi a própria Rosa que compareceu ao Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no 19-07-1951 para fazer o seu registro de nascimento.
Notas sobre Rufino Lopes dos Reis: Foi o 1º Prefeito eleito pelo voto popular no município de Simões-PI. A eleição aconteceu em 15-11-1954 e a posse, no dia 01-02-1955. Mas como o município já tinha sido criado, o Governador do Piauí a época, Pedro de Almendra Freitas, nomeou no dia 14-12-1954 para comandar Simões-PI, Luiz Lopes dos Reis, permanecendo no cargo até o dia 31-01-1955. Sendo assim, Rufino foi o 2º Prefeito de Simões, e o seu pai o 1º (apesar de por apenas 48 dias).
Notas sobre Joaquim José de Carvalho: Veja família de Tn.2.2.1.6.1
Notas sobre Conrado Lopes dos Reis: Faleceu de tuberculose. Não teve filhos.
Notas sobre Alzira Lopes dos Reis: Simões - PI.
Notas sobre Amélia Dias dos Reis: Batizada em 14 de agosto de 1904.
Notas sobre José Amâncio Lopes: Sítio Sossego, Simões - PI .
Notas sobre Amélia Dias dos Reis: Veja família de B.2.3.9
Notas sobre Modesto Lopes dos Reis: Registro de nascimento: "Aos três de setembro de mil oitocentos e oitenta e um, em desobriga na fazenda Queimada Grande desta freguesia, baptizei solenemente a Modesto, nascido a quinze de junho deste anno, filho legítimo de Izidoro Lopes dos Reis e Francelina da Siva Martins: forão padrinhos, Luís Lopes dos Reis e Joaquina Maria do Espírito Santo; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre José Florêncio Alves da Luz: De Jaicós - PI.
Notas sobre Alberto Bessa Luz: Foi Deputado Estadual (1.951 - 1.963), por 12 anos consecutivos através de mandatos conquistados em eleições democráticas; Deputado Federal em 1.964, na qualidade de suplente do titular que se afastara em licença, Secretário de Estado de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria e Comércio do Piauí, Presidente da CNEC em Picos e em Jaicós, Fundador da Cooperativa Mista de Jaicós Ltda, atual COAJA (Cooperativa Agropecuária de Jaicós Ltda), Fundador da Associação Rural de Jaicós (hoje Sindicato Rural de Jaicós), no qual foi o primeiro presidente, fundador do Ginásio Padre Marcos em Jaicós e o primeiro da CNEC no Piauí, Diretor da Companhia de Transportes Coletivos (CTC) de Brasília.
Notas sobre Justino Rodrigues da Luz: Foi por diversas vezes prefeito de Picos-PI.
Notas sobre Cicero Rodrigues da Luz: Ex-Deputado Estadual pelo Piauí, ex-prefeito de Jaicós (PI) e ex-presidente da UDN no Piauí, pai do deputado federal Dr. Marcelo de Souza Luz.
Dr. Cícero foi um dos mais antigos médicos desta cidade, daqueles considerados médicos de família, dedicado, verdadeiro sacerdote da medicina. Foi o médico de Dom Avelar e de Mons. Ângelo Sampaio, sendo de ambos muitos amigos. Católico praticante, de eucaristia diária e terço em família todas as noites. Casou-se com a única filha do Dr. Souza Filho, Maria de Lourdes, com quem teve 06 filhos.
Foi médico da Leste Brasileiro, e muitas noites saía conduzido por trole para atender pacientes ao longo da Estrada de Ferro Petrolina-Teresina, no Km 30, 40, 50, etc... sem contar com nada a não ser os próprios instrumentos, sendo que às vezes, a depender da gravidade do caso, passava dias lá até sanar a doença. Tirava dinheiro do bolso para dar aos clientes, no consultório, quando estes não tinham o mínimo poder aquisitivo, a fim de salvar-lhes a vida, mormente se se tratava de criancinha. Conseguiu a duras penas formar-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia. Saía de Jaicós (sua terra natal, no Piauí) a cavalo, em cujo lombo passava 20 a 25 dias até Petrolina (na temporada de chuva a viagem prolongava-se mais ainda, pelos atoleiros). Daqui atravessava a paquete até Juazeiro onde tomava o trem, para mais dois dias de viagem, até Salvador. Foi um diploma suado.
Devoto de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, como médico e como cidadão, viveu para servir.
FONTE: Cronologia Histórico-cultural de Petrolina, por Martha Luz
Notas sobre Maria de Lourdes de Souza Luz: De Petrolina - PE.
Notas sobre Marta Luiz Benevides: De Petrolina - PE.
Notas sobre Osvaldo Benevides: De Petrolina - PE.
Notas sobre Maria da Anunciação de Carvalho: Foi sepultada dentro da Capela do cemitério do lugar Várzea Grande, da Fazenda Peixe. Malhada Vermelha, Fazenda Boa Vista, Jaicós - PI.
Notas sobre Manoel Lopes dos Reis: Faleceu solteiro.
Notas sobre Eduardo Lopes dos Reis: Veja família de B.1.3.3
Notas sobre Marcos Rodrigues de Macedo: (segundo).
Notas sobre Marcelino Coelho Sobrinho: Paulistana, PI.
Notas sobre Rufino Ferreira Gomes: De Barreira da Onça, Poções, Paulistana - PI.
Notas sobre Ernestino Ferreira de Carvalho: Lindade, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Florêncio Coelho Neto: Boa Vista - São Francisco de Assis do Piauí, PI.
Notas sobre Adriano Ferreira Coelho: Solteiro.
Notas sobre Raimunda Maria Coelho de Carvalho: Graduada em Pedagogia. Reside em Simplício Mendes – PI.
Notas sobre Agenor Marques de Carvalho Júnior: Bacharel em Ciências Contábeis. Divorciado.
Notas sobre Ernestino Ferreira de Carvalho: Veja família de T.6.1.7.3
Notas sobre Eustáquio Marques de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Lourival Leopoldino Dantas: Era o terceiro dentre os 11 filhos do casal Ricardo Cassiano Dantas e Eudóxia Rosa Dantas. Seus estudos foram realizados através de preceptores que frequentava na Fazenda Angico Branco, de propriedade de seus país.
Determinado e perseverante, desde muito jovem destacou-se pelo seu dom para o comércio, iniciando suas atividades em Itainópolis como funcionário no comércio de seus tios, depois foi para Picos onde seu pai abriu uma empresa para ser gerenciada em sociedade com mais dois de seus irmãos.
De posse de um pequeno capital tornou-se empreendedor, instalando em Picos sua tão sonhada empresa. Em seguida, enveredou no ramo de máquinas e implementos agrícolas, onde encontraria sua estabilidade financeira sendo reconhecido posteriormente por todo o Piauí como pioneiro na área.
Ainda na juventude casou-se com a jovem Maria Neiva Eulálio, conhecida por Mariolita e com ela teve cinco filhos.
Tio do ex-prefeito e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí Kleber Eulálio e do empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos, Waldson Monteiro Neiva Eulálio, o “Sonzinho Eulálio”.
Proprietário da antiga “Casa Liana”, Lourival Dantas foi um dos pioneiros do comércio picoense, consolidando-se também como um dos maiores comerciantes da região de Picos, empregando centenas de funcionários e colaborando com o desenvolvimento econômico do Centro-Sul do Estado.
Na política, ele foi um dos fundadores na década de 1960 do antigo MDB, que deu origem ao PMDB. Em 1982 se lançou candidato a vice-prefeito de Picos na chapa encabeçada pelo médico Oscar Eulálio, mas a dupla não conseguiu êxito no processo eleitoral. Desde então ele se manteve filiado ao PMDB, mas se abstendo de disputar cargos eletivos.
Notas sobre Otílio Neiva Coelho: O desembargador Otílio Neiva veio de Picos, município do Sertão do Piauí para estudar no Recife, e como estudante do interior do Nordeste residiu em repúblicas estudantis. Picos é uma das principais cidades e um polo comercial do Estado, sendo reconhecida como a Capital do Mel pelo sua produção e tem como principal característica social a mistura étnica da população.
Formado pela Faculdade de Direito do Recife, foi promotor público (1954-1956) em Araripina, Sertão de Pernambuco, antes de ingressar na magistratura estadual.
Nomeado juiz estadual em 1956, foi designado para a comarca de Altinho, no Agreste pernambucano. Por merecimento, foi promovido a juiz da Capital em 1966 e, três anos depois, seria promovido a desembargador do TJPE. A eleição para a presidência do Tribunal de Justiça ocorreu em 1976, ficando no comando do Poder Judiciário de Pernambuco por um ano.
No TJPE, teve atuação destacada na câmara criminal e, simultaneamente, teve longa atuação (dois mandatos) no TRE-PE. Estava aposentado desde 1997.
Notas sobre Jovita Martins Neiva: Sem descendentes.
Notas sobre Raimundo Neiva Eulálio: Brasília - DF.
Notas sobre Fabiano Neiva Eulálio: Picos-PI
Notas sobre Salatiel Neiva Eulálio: Fortaleza - CE
Notas sobre Alberto Bessa Luz: Veja família de T.3.1.5.1
Notas sobre Edvaldo Martins de Carvalho Neiva: Picos-PI.
Notas sobre Ismael Monteiro: Brasília-DF.
Notas sobre Furtunata Coelho de Macedo: Funcionária da SEFAZ – PI.
Notas sobre Isabel Maria Martins Neiva: Picos-PI.
Notas sobre Maria do Socorro Martins Neiva: Teresina-PI.
Notas sobre Anchieta Clementino Ramos Santos: Tabelião público em Oeiras – PI.
Notas sobre José Expedito Neiva Santos: Era funcionário de carreira do BNB há 38 anos e exerceu a função de superintendente no Maranhão, de 2014 a 2019, quando passou a comandar o banco no estado do Piauí. Gerenciou as agências de Floriano (PI), Imperatriz (MA), Maceió (AL) e a Superintendência de Negócios Corporate. Desde o ano de 2003 já atuava como superintendente do Banco do Nordeste nos estados de Alagoas e Sergipe.
José Expedito deu entrada em um Hospital de Teresina no dia 26 de setembro de 2020 com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi diagnosticado com covid-19. Seu estado de saúde se agravou com um início de infarto e falência renal. A família tentou a transferência para o Hospital Sírio Libanês via UTI aérea, mas o quadro dele nunca estabilizou a ponto de os médicos autorizarem o deslocamento.
Notas sobre Gilson Neiva Santos: Era diretor da Primeira Vara da Justiça Federal em Teresina.
Notas sobre Rita de Cássia Neiva Santos: Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí;
Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia;
Ex- Presidente e Sócia do Instituto Histórico de Oeiras;
Conselheira da Fundação Nogueira Tapety;
Ex- Presidente e Membro da Confraria Eça-Dagobertiana;
Professora Substituta da Uespi Campus Universitário Prof. Possidônio Queiroz Oeiras-Pi;
Ex- Supervisora Pedagógica da Sociedade Educacional Paulo Freire;
Técnica de Gestão e Inspeção Escolar da 8ª GRE;
Ex- Professora do Pronatec Instituto Federal do Piauí em Oeiras-PI;
Palestrante Educacional e Consultora Pedagógica.
Notas sobre Belizia: Assento de óbito: “Belizia, filha de Alexandre Lopes dos Reis, e de sua mulher Maria Joaquina falliceo de sezões na tenra idade de três anos, e foi sepultado o seo cadáver envolto com hábito branco nesta Matriz do arco para cima aos vinte, e cinco de março de mil e oito centos, e trinta, e cinco, e por mim encomendado; e para constar fiz este assento, que assignei. O Vigario Antônio da Silva Pereira Camêllo Pessôa”.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 7 | 5 | 0 |
Netos | 29 | 25 | 0 |
Bisnetos | 116 | 104 | 10 |
Trinetos | 253 | 150 | 16 |
Tetranetos | 484 | 206 | 7 |
Pentanetos | 414 | - | - |
Totais | 1303 | 490 | 33 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...