Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Lourenço Rodrigues Coelho: Estima-se que ele nasceu entre 1756 a 1757 em Paulistana-PI. Ainda solteiro foi padrinho do seguinte batismo: "Aos quinze dias de janeiro de mil setecentos e setenta na fazenda do Paulista batizei solenemente e pus os santos óleos a Maria filha de Benta preta da Costa solteira, escrava de Valério Coelho Rodrigues, o moço; foram padrinhos Lourenço Rodrigues e sua irmã Teresa Vieira solteiros, todos moradores na dita fazenda, de três meses de nascida; de que para constar mandei fazer este Assento que assino. O Vigário Dionísio José de Aguiar".
Em 28 de maio de 1787 foi batizada a sua filha Maria do Carmo Rodrigues Coelho. Essa, consta como a segunda filha de Lourenço com a sua 1ª esposa Ana Maria de Jesus. Portanto, ele deve ter se casado entre 1784 a 1785. O ano de nascimento deve ser em torno de 1756 a 1757.
Proprietário das fazendas Cachoeira, Jacaré, Limoeiro, Morena, Pilões e Poço Redondo (1820).
Notas sobre Antônia Rodrigues Coelho: De Jaicós - PI.
Notas sobre Manoel Lourenço Rodrigues Coelho: Foi Presidente do Senado da Câmara de Oiras – PI, nos anos de 1819 e 1820.
Em 1855, conforme o Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI, declarou possuir “no Termo de Oeiras em terras a quantia de hum conto trinta e cinco mil réis digo mil quinhentos e cinquenta réis, sem distinção de braças na Fazenda Moreira, cujas terras extremão pelo lado do nascente com a fazenda da Volta, pelo lado do Sul com a fazenda Jatobá, pelo lado do Poente com a fazenda Formiga, e pelo lado do Norte com a fazenda Possoens de Sua Alteza Januaria”.
Notas sobre Raimundo Rodrigues de Carvalho: Foi citado, como padrinho, no seguinte registro: “Aos vinte cinco dias do mês de novembro de mil oito centos e quarenta em Desobriga na fazenda Campo Grande nesta Freguesia de Nossa Senhora da Victoria do Piauhi Bispado do Maranhão Baptizei Solennemente e pus os Santos Olhos o Innocente Firmino pardo com um anno de nascido filho natural de Clara escrava da Nação, forão seos Padrinhos Raimundo Rodrigues de Carvalho e Catharina Maria da Silva. E para constar mandei fazer este assento que assignei. João de Souza Martins – Vigário Encomendado”.
Notas sobre João Rodrigues de Carvalho: Em 1840, foi citado como padrinho no seguinte registro: “Aos vinte e cinco dias do mês de Novembro de mil oito centos e quarenta em Desobriga na fazenda Campo Grande nesta Freguesia de Nossa Senhora da Victhoria do Piauhi Bispado do Maranhão Baptizei Solennemente e puis os Santos Olhos o Innocente Vicente pardo com dous annos de nascido filha natural de Rita Quiteria, forão seos Padrinhos o Alferes João Rodrigues de Carvalho, e Dona Maria do Rosario e Sousa. E para constar mandei fazer este assento que assignei. João de Souza Martins – Vigario Encomendado”.
João faleceu antes de dezembro de 1855, quando seu pai Manoel Lourenço aparece como tutor dos seus três filhos, no Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI.
Notas sobre Ivo José de Carvalho: Em 1855, conforme o Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI, possuía terras nas fazendas Mucambo e Moreira, havidas por herança paterna.
Notas sobre Jesuíno Rodrigues de Carvalho: Em 1855, conforme o Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI, possuía terras nas fazendas Mucambo e Moreira, havidas por herança paterna.
Notas sobre Francisca Celecina de Carvalho: Em 1855, conforme o Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI, possuía terras nas fazendas Mucambo e Moreira, havidas por herança paterna.
Notas sobre Manuel Antônio de Carvalho: Gêmeo de Josefa Maria dos Santos.
Notas sobre Carlos Rodrigues de Carvalho: Em 1855, conforme o Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI, tinha uma posse de terra na Fazenda Moreira, havida por herança de sua mãe.
Notas sobre José Rodrigues de Carvalho: Em 1855, conforme o Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras – PI, tinha uma posse de terra na fazenda Moreira, havida por herança de sua mãe.
Notas sobre Manoel: Nasceu em junho de 1833, conforme o seguinte registro: “Aos dois dias do mês de agosto de mil oitocentos e trinta e três andando em desobriga na fazenda Grande desta freguesia de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeiras, Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os santos óleos a Manoel, branco com hum mes de nascido filho legítimo de José Rodrigues de Carvalho e de Vicencia Maria; forão padrinhos Manoel Felipe de Miranda e Clara Maria de Jesus, e para constar fiz este termo que assigno. Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silveira”.
Notas sobre Lourenço: Nasceu em fevereiro de 1835, conforme o seguinte registro: “Ao primeiro dia de novembro de mil oitocentos e trinta e cinco, nesta Freguezia de Nossa Senhora da Victoria da cidade de Oeiras do Piauhy Bispado do Maranhão andando em desobriga na Fazenda grande Baptizei solemnemente e pus os santos ollieos a Lourenço branco com oito mezes, filho legítimo de José Rodrigues de Carvalho e de Vicencia Maria de Jesus e forão padrinhos Antônio dos Santos e Nossa Senhora”.
Notas sobre Francelino: Nasceu em agosto de 1841, conforme o seguinte registro: “Aos vinte dias do mês de julho do anno de mil oito centos quarenta e dous em Desobriga na fazenda Salinas, nesta Freguesia de Nossa Senhora da Victoria do Piauhi Bispado de São Luis do Maranhão, Baptizei Solemnemente e pus os Santos Oleos ao Innocente Francelino branco com onze mezes de nascido, filho legítimo de José Rodrigues de Carvalho, e de sua mulher Vicencia Maria de Jesus, forão seos Padrinhos Joaquim Marques dos Reis, e Dona Thereza Maria de Jesus; e para constar mandei fazer este Termo que assignei. João de Souza Martins – Vigario Collado”.
Notas sobre Carolina: Sua tia, Anna Joaquina da Conceição deixou em testamento: “duzentos mil réis a minha sobrinha Carolina, filha de minha irmã Leocádia”.
Notas sobre Ana Joaquina dos Humildes: Sua tia Anna Joaquina da Conceição deixou em testamento: “...instituo meus herdeiros os meus sobrinhos ..., e Anna Joaquina dos Humildes, filha de minha finada irmã Leocadia, que terão iguaes quinhões”.
Notas sobre Carolina Rodrigues de Carvalho: Foram testemunhas do casamento: Hucênio Rodrigues Damasceno e João Marques Gomes.
Notas sobre Marcolino Rodrigues Coelho: O casamento foi celebrado pelo Padre João Damasceno Rodrigues e foram testemunhas: Inácio José Rodrigues e Antônio Rodrigues de Carvalho. Foi sepultado no cemitério da Vila de Jaicós. Emparedada, Jaicós - PI.
Notas sobre Martinho Rodrigues da Paixão: Faz Pau Ferro, Paulistana-PI. Foram testemunhas do primeiro casamento: Inácio José Rodrigues e Antônio Rodrigues de Carvalho.
Notas sobre Pedro Alexandre Rodrigues Coelho: Mucambo, Piauí.
Termo do registro de batismo: “Aos dezaceis dias do mês de Abril de mil sete centos e noventa e hum anos na Cappella de Nossa Senhora dos Humildes do Paulista, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Victoria do Piauhy Bispado do Maranhão Bpatizou solemne mente e pos os santos óleos o Padre Frei Luís de Bolonha Micionario Apostolico ao inocente Pedro filho legitimo de Lourenço Rodrigues Coelho e de sua mulher Anna Maria de JEZUS, forão padrinhos Joze Rodrigues Coelho, desta freguesia, e Crhistina Maria de Jesus, da freguesia de Conceizão do Arcebispado da Bahia, de que para constar mandei fazer este assento que assigno.”
Conforme o Registro Paroquial de Terras de Jaicós, de 28 de maio de 1856, tinha posses nas fazendas Boa Vista e Serra.
Casou-se ainda uma segunda vez.
Notas sobre Florêncio Rodrigues Coelho Alencar: De Paulistana.
Notas sobre Francisco Raimundo de Sousa: Francisco Raimundo de Sousa era viúvo por falecimento de Maria Antônia de Jesus.
Notas sobre Alexandrino Alexandre Rodrigues Coelho: Correntes.
Notas sobre Bernardino José Rodrigues: Mocambo.
Em 31 de maio de 1856, possuía duas posses de terras, segundo declarações constantes do Livro de Registro Paroquial de Terras de Jaicos – PI, sendo:
- uma na fazenda Jacaré, limitando-se com as fazendas, ao Nascente com a Cachoeira, ao Poente com a Curralinho, ao Norte com a Jacobina e ao Sul com a dos Pilões
- uma na fazenda dos Pilões, limitando-se com as fazendas, ao Nascente com a Serra Branca, ao Poente com a Boqueirão, ao Norte com a Curralinho e ao Sul com o Poço Redondo.
Notas sobre José Manoel: De Campo Alegre.
Notas sobre João Severo Alves: De Volta Redonda.
Notas sobre Cordolina Benício Coelho: Veja família de B.9.3.9
Notas sobre Maria Aldonça Freire de Andrade: De Barreiro, São Bento, Rajada - PE.
Notas sobre José Herculano Rodrigues: Veja família de N.15.4
Notas sobre Reinaldo Rodrigues Coelho: Foi batizado conforme o seguinte registro:
“Aos vinte, e dous dias do mês de abril de mil sete centos, e noventa, e dous na Capella de Nossa Senhora dos Humildes desta freguesia o Padre Aniceto Ribeiro baptizou solemnemente e pôs os Santos Oleos ao inocente Reinaldo filho legitimo de Lourenço Rodrigues Coelho e de sua mulher Ana Maria de Jezus; forão padrinhos Joze Theobaldo Coelho e sua mulher Maria Victoria do Rozario; de que para constar mandei fazer este assento que assigno. O Vigario Francisco Raymundo de Araujo”.
Boa Vista, Jaicós – PI.
Proprietário da fazenda Mocambo (1820).
Notas sobre Raimundo Rodrigues Coelho: Possuidor de terras nas fazendas Cachoeira, Jacaré, Paulista, Tanque e Várzea, conforme declarações de 27/05/1856, do Registro Paroquial de Terras de Jaicós.
No livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras (fl 161), consta o seguinte:
“Declaro que tenho duas posses de terras na Fazenda do Limoeiro Termo da cidade de Oeiras Província do Piauhy – Extrema para o Nascente com as Fazendas Poçoens e Sítio, para o Poente com a fazenda Campo Largo, para o Norte com a Fazenda Agoa Verde e para o Sul com geraez = Boa Vista vinte e três de abril de mil oito centos cinquenta e seis=Raimundo Rodrigues Coelho”.
Notas sobre Francisco Gonçalo Rodrigues Coelho: Jacarés, Piauí.
Notas sobre Flaviano Rodrigues de Araújo Costa: Jenipapo-Floriano-PI.
Notas sobre Antônio Rodrigues Coelho: São Francisco.
Notas sobre Teresa de Jesus de Macedo: Foi batizada em 27-01-1841, em desobriga na fazenda Estreito. Foram padrinhos, Manoel Inácio de Araújo Costa e Teresa Carolina da Costa e Araújo.
Notas sobre Ricardina Maria Rodrigues: Casou-se em desobriga na fazenda Possos. Foram testemunhas: Martinho Correa Jaques e Deolindo Damasceno Rodrigues.
Notas sobre Martinho: De Poços, Paulistana.
Notas sobre Manoel Rodrigues da Silva: De São Bento.
Notas sobre Raimundo José de Carvalho: Casou-se com Raimunda em uma desobriga na Fazenda Angical.
Registro de óbito: “Aos vinte de novembro de mil oitocentos e setenta e um, faleceu da vida presente Raimundo José de Carvalho, casado que foi com Raimunda Mendes de Carvalho, com quarenta e dois anos de idade, moradores na fazenda Angical desta freguesia; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno, digo, sendo sepultado no cemitério público desta Villa; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Possuidor de terras nas fazendas Capivara, Favelas, Serra e Volta, segundo declarações entregues em 31 de maio de 1856, que consta no Registro Paroquial de Terras de Jaicós.
Notas sobre Henriqueta da Costa Vellozo: (ou Henriqueta Maria de Jesus).
Notas sobre Joaquina Maria de Jesus: Casou em uma desobriga na fazenda Saco, Jaicós, PI. Foram testemunhas: Francisco Rodrigues da Silva e Romualdo da Costa Veloso. Foi sepultada no cemitério particular do lugar Vargem Grande, da fazenda Peixe. Jaicós - PI.
Notas sobre Maria do Carmo Rodrigues Coelho: Sumidouro.
Notas sobre Ana Maria Rodrigues Coelho: De Arapuá, Dormente - PE.
Notas sobre Valério Fernandes Coelho: De Arapuá, Dormente - PE.
Notas sobre Carolina Maria de Jesus: De Petrolina-PE.
Notas sobre Clementino Fernandes Coelho: Em 13/02/1882, foi nomeado Tenente Quartel Mestre do Estado-Maior do 22º Batalhão de Infantaria, da Freguesia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Petrolina).
Notas sobre Antonio Fernandes Coelho: Em 13/02/1882, foi nomeado Capitão Comandante da 3ª Companhia do 22º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, da Freguesia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Petrolina).
Notas sobre Felipe Fernandes Rodrigues Coelho: Em 13/02/1882, foi nomeado Capitão Comandante da 1ª Companhia do 22º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, da Freguesia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Petrolina).
Notas sobre Clementina do Arapuá: De Poços Velhos (atualmente Baixas), Rajada - PE.
Notas sobre José Rodrigues Coelho Neto: De Poços Velhos (atualmente Baixas), Rajada - PE.
Notas sobre Francisco Rodrigues de Macedo: De Poços Velhos (atualmente Baixas), Rajada.
Notas sobre João José Rodrigues de Macedo: De Caldeirão, Rajada - PE.
Notas sobre Ana Joaquina Maria de Jesus: De Caldeirão, Rajada - PE.
Notas sobre Ana Florência de Jesus: De Campo Limpo, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Raimundo Rodrigues de Sousa: De Campo Limpo, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Antonia Maria de Jesus: De Caldeirão, Rajada.
Notas sobre Bárbara Florência: De Recanto (atualmente Baixas), Rajada - PE.
Notas sobre Torquato Rodrigues: Veja família de B.8.3.2
Notas sobre Efigênio Rodrigues de Macedo: De Satisfeito, Rajada - PE.
Notas sobre Domiciana Maria de Jesus: De Satisfeito, Rajada - PE.
Notas sobre Raimundo Rodrigues Coelho: De Caraíba, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Joaquina Rodrigues Coelho: De Caraíba, Rajada - PE.
Notas sobre Francisco Gonçalo Rodrigues Coelho: Veja família de B.8.5.2
Notas sobre Torquato Rodrigues: De Recanto (atualmente Baixas), Rajada - PE.
Notas sobre Bárbara Florência: Veja família de B.8.2.5
Notas sobre Benedita Maria da Conceição: De Caraíba, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre José Rodrigues de Souza: De Caraíba, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Lúcia Maria da Conceição: De Malhadinha, Petrolina - PE.
Notas sobre Antonio Rodrigues do Bonfim: De Malhadinha, Petrolina - PE.
Notas sobre Leocádia da Carnaíba: De Consolação, Rajada - PE.
Notas sobre José Rodrigues Coelho: De Consolação, Rajada - PE.
Notas sobre Clementino Rodrigues Coelho: De Malhadinha, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Biata: De Malhadinha, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Senhorinha Maria Rodrigues: Casou-se em desobriga na Fazenda Juazeiro.
Notas sobre João Rodrigues Coelho Damasceno: Água Preta, Ouricuri.
Notas sobre Silvina Maria de Jesus: De Campo Formoso, Ouricuri - PE.
Notas sobre Silvino José Rodrigues: Veja família de B.8.5.1
Notas sobre Brasiliano: Da família Amador.
Notas sobre Raimunda Fernandes Coelho: De Barra Bonita, Petrolina - PE.
Notas sobre Gonçalo José Rodrigues Fernandes: De Barra Bonita, Petrolina - PE.
Notas sobre Silvino José Rodrigues: De Campo Formoso, Ouricuri - PE.
Notas sobre Silvina Maria de Jesus: Veja família de B.8.4.2
Notas sobre Francisco Gonçalo Rodrigues Coelho: De Caraíba, Rajada - PE.
Notas sobre Joaquina Rodrigues Coelho: Veja família de B.8.3.1
Notas sobre Jesuíno Rodrigues Coelho: Alagoas, Ouricuri.
Notas sobre Tereza: De Baraúna, Rajada - PE.
Notas sobre Antonio Rodrigues Coelho: De Baraúna, Rajada - PE.
Notas sobre Brasilino José Rodrigues: De Tanque, Rajada - PE.
Notas sobre Ana: De Tanque, Rajada - PE.
Notas sobre João de Deus Rodrigues: De Boi Morto, Rajada - PE.
Notas sobre Raimunda Maria da Conceição: De Boi Morto, Rajada - PE.
Notas sobre Maria: De Urubu, Arizona, Afrânio - PE.
Notas sobre João Rodrigues Damasceno: De Urubu, Arizona, Afrânio - PE.
Notas sobre Felipe Benício Rodrigues Coelho: De Piranha, Ouricuri - PE. De acordo com relatos familiares, Felipe Benício recebeu este nome por ter nascido no dia de São Felipe Benício. Muitos de seus descendentes incorporaram o sobrenome “Benício”.
Notas sobre Amâncio Benício Rodrigues Coelho: Ouricuri.
Notas sobre José Benício Rodrigues Coelho: Araripina.
Notas sobre João Leônidas Torres Galindo: De acordo com os relatos dos mais antigos, sabe-se que João Leônidas Torres Galindo surgiu repentinamente no sertão pernambucano. Sua chegada ao Sítio Minadouro sempre fora cercada de mistérios perante a família Coelho.
Segundo reportagem de um jornal de São Paulo na década de 80, um personagem de nome “Torres Galindo” participante do movimento popular, ocorrido em Recife, no ano de 1824, denominado “Confederação do Equador”, conseguiu escapar da prisão na véspera do seu fuzilamento, refugiando-se no interior do estado. João Leônidas Torres Galindo, poderia ter sua origem nesse personagem.
Notas sobre Joaquim Alves da Costa: Criador de gado, viveu no lugar Baixio, no atual município de Santa Filomena - PE, até 1910, quando a família se mudou para a localidade de Barreiro Branco, atual cidade de Simplício Mendes - PI, onde Joaquim faleceu alguns anos depois.
Notas sobre Henrique Alves da Costa: Foi comerciante no então povoado de Queimadas, atual cidade de Santa Filomena, até mudar-se para a localidade de Barreiro Branco, atual cidade de Simplício Mendes - PI, em 1900.
Notas sobre Mariano Belarmino Cordeiro: Primo do Lampião, rei do Cangaço.
Notas sobre João Benício Rodrigues Coelho: De Minador, Araripina - PE.
O seu falecimento foi informado ao Cartório de Registros de Araripina-PE em 05/05/1918 pelo seu filho João Benício Coelho Filho.
Notas sobre Bernardina Rodrigues Coelho: Veja família de N.10.2
Notas sobre Josefina Benício Rodrigues Coelho: Conforme Registro nº 1352 do Livro B-05 de Óbitos do Cartório de Araripina, Josefina faleceu em 02/03/1956 e o registro foi feito em 03/03/1956. Seu nome de solteira era Josefina Maria de Santana. Ela sempre morou no Sitio Tanque Novo, que pertencia ao município de Ouricuri e depois passou a pertencer a Araripina.
Notas sobre Francisco Correia Jaques: Conforme Registro nº 1.475 do Livro B-05 de Óbitos do Cartório de Araripina, o registro do óbito foi feito em 17/10/1957. Ele sempre morou no Sitio Tanque Novo, que pertencia ao município de Ouricuri e depois passou a pertencer a Araripina.
Notas sobre João Batista Rodrigues Coelho: Veja família de B.10.1.4
Notas sobre Olimpio José Rodrigues: Veja família de B.15.4.2
Notas sobre Teófila Benício Rodrigues Coelho: Teófila e Eloi casaram-se no dia 27/07/1895 na Casa de Antônio Cavalcante de Albuquerque no Distrito de São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), na presença do Juiz Distrital João Ricardo Arraes, do Escrivão de Registro Oficial Francisco José da Costa e das testemunhas: Elias de Matos Arraes, Francisco José Correia e Antônio Gomes de Souza.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Nascimentos abr/1894_ago/1914, páginas 24, 24-verso e 25, sob o lançamento nº 26.
Notas sobre Modesto Benício Coelho: De Minador, Araripina - PE.
Notas sobre Tereza Jaques Coelho: Veja família de B.10.5.4
Notas sobre Marciolina Rodrigues Coelho: Veja família de B.10.1.3
Notas sobre Cordolina Benício Coelho: Minador, Araripina.
Notas sobre João Benício Rodrigues Coelho Filho: João Benício Filho e Luiza, casaram-se no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 22/02/1902, na presença do Juiz Distrital Umbelino Gomes de Souza.
Notas sobre Lucindo Benício Rodrigues Coelho: Sítio Novo. Foi o 3º Prefeito de Petrolina-PE (1898-1901).
Notas sobre Virgílio Rodrigues Coelho: O seu falecimento foi informado em 08-08-1968 ao Cartório de Registro Civil do Distrito de Nascente em Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Fev-1968, Jun-2003, vol. 3, folha 01-verso, sob o lançamento de n°. 363.
O sepultamento foi no Cemitério do distrito de Nascente, em Araripina-PE.
Notas sobre Maria de Carvalho Dantas: Seu registro foi feito no Cartório de Registros Civis de Nascente, Araripina-PE, no dia 08/03/1932.
Notas sobre Aristotelina Melo de Amorim: De São Paulo.
Notas sobre Raimundo Fernandes Rodrigues Coelho: Escrivão do cartório de Santa Filomena - PI, em 1907/1908.
Notas sobre Militão Benício Coelho: Foram testemunhas deste casamento civil: Capitão Ivo José de Carvalho, Isaac da Costa Mauriz e Licínio José Martins das Neves.
Notas sobre Tereza Oliveira Coelho: Areia Comprida.
Notas sobre Teófila Benício Rodrigues Coelho: Veja família de B.9.3.4
Notas sobre Umbelina Benício Rodrigues Coelho: Biata e Eloi, casaram-se, no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 01/07/1907, na presença do Juiz Distrital Elias de Matos Arraes.
Notas sobre Marciolina Rodrigues Coelho: Fenelon e Marcionila, casaram-se na casa do Tenete-Coronel João Benício Rodrigues Coelho, no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 01/09/1900, na presença do Juiz Distrital Umbelino Gomes de Souza.
Notas sobre João Batista Rodrigues Coelho: João Batista e Maria Virgulina, casaram-se na casa do Tenete-Coronel João Benício Rodrigues Coelho, no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 01/09/1900, na presença do Juiz Distrital Umbelino Gomes de Souza.
Notas sobre João Benício Rodrigues Coelho Filho: Veja família de B.9.3.10
Notas sobre Arcênio Rodrigues Coelho: Arcênio e Antônia, casaram-se no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 01/08/1911, na presença do Juiz Custódio de Andrade Arraes.
Notas sobre Lidio Rodrigues Coelho: Lídio e Josina casaram-se na Fazenda Pitombeira em 15/07/1913.
Notas sobre Libano Rodrigues Coelho: Libano e Crispina casaram-se no Sítio Pitombeira, Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 15/07/1913, na presença do Juiz Custódio de Andrade Arraes.
Notas sobre Bernardina Rodrigues Coelho: De Minador, Araripina - PE.
Notas sobre João Benício Rodrigues Coelho: Veja família de N.9.3
Notas sobre Alvino Rodrigues dos Reis: De Ipueira, Santa Filomena - PE.
Notas sobre Eva Maria dos Humildes: De Ipueira, Santa Filomena - PE.
Notas sobre Alvina Maria dos Humildes: De Barra Bonita, Petrolina - PE.
Notas sobre Enéas Rodrigues Coelho: De Barra Bonita, Petrolina - PE.
Notas sobre Antonio Rodrigues dos Reis: O seu falecimento foi informado ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE em 15/01/1979 por Josafá Costa Reis. Na data do seu falecimento, deixou 9 filhos maiores de idade.
O Sepultamento foi no Cemitério do Iracema, Bairro Alto da Boa Vista, Araripina-PE.
Notas sobre Maria Rodrigues da Costa: De Araripina - PE.
Notas sobre José Rodrigues dos Reis: De Veneza, Ouricuri - PE.
Notas sobre Maria Lúcia de Jesus: De Veneza, Ouricuri - PE.
Notas sobre Leopoldina Maria de Santana: Leopoldina é trineta do português Valério Coelho Rodrigues por parte dos seus filhos Lourenço Coelho Rodrigues e José Rodrigues Coelho.
O seu falecimento foi informado por Odorico Rodrigues Coelho em 22-09-1958 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos B_05 (25/01/1956 a 25/02/1963), folha 113, sob o lançamento de n°. 1571.
O sepultamento foi no Cemitério do Sítio Tanque Novo em Araripina-PE.
Notas sobre Francina Maria de Santana: Francina ficou viúva de Antonio e casou com Ursulino.
Notas sobre Ursulino Rodrigues de Macedo: Ursulino e Francina casaram-se no Sítio Canastra, Araripina-PE em 16/11/1907 na presença do Juiz Distrital Leopoldino Cyrilo de Melo, do Escrivão de Registros Civis Joaquim José Modesto e das testemunhas: João Alves Batista e Francisco Pedro da Rocha.
Ursulino, que residia na Fazenda Alto Alegre, Araripina-PE, faleceu de morte natural às 4:00 do dia 05/02/1980, sendo que essa informação foi prestada ao Cartório de Araripina-PE por Antônio Evangelista da Penha em 16/06/1980. O sepultamento foi no Cemitério Público de Rancharia, Araripina-PE
Notas sobre Tereza Jaques Coelho: De Minador, Araripina - PE.
Notas sobre Modesto Benício Coelho: Veja família de B.9.3.5
Notas sobre Clarecindo Rodrigues Coelho: Morou na fazenda Flamengo, Bom Jardim, sítio com 500 hectares, de 1919 até 1956, dedicando-se na lida de campo e, especialmente, na criação de gado. Mais tarde, foi morar na cidade de Araripina, mantendo algumas cabeças de gado nos fundos da sua casa. Junto com Eldeltudes negociavam com vizinhos e amigos, leite e seus derivados.
Após a morte da primeira esposa, casou-se novamente com Francisca Arruda Modesto (30 anos), viúva, e foram morar na fronteira de Pernambuco com Piauí até a sua morte.
Notas sobre Edeltudes Benício Coelho: De Ouricurí, Pernambuco.
Notas sobre Sinobilina Maria de Santana: Sinobilina e Jesuíno, casaram-se no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 09/02/1906, na presença do Juiz Distrital Elias de Matos Arraes.
Notas sobre Abel Rodrigues de Oliveira: Areia Comprida.
Notas sobre Lourenço Rodrigues Coelho Neto: Sem descendentes.
Notas sobre Ana Maria São José Antão: Pitombeira, Gergelim, Araripina, PE.
Notas sobre Severiano Rodrigues Coelho: Proprietário da fazenda Pereiras, em Ouricuri - PE, conforme censo de 1920.
Notas sobre José Benício Rodrigues Coelho: Veja família de N.9.2
Notas sobre Manoel Florêncio Rodrigues Coelho: De Ouricuri, PE.
Notas sobre Francisco Matias Rodrigues: De Pará, Afrânio-PE.
Notas sobre Rosalina Maria de Jesus: De Pará, Afrânio-PE.
Notas sobre Felipe Rodrigues Coelho: Coronel Felipe Rodrigues Coelho, combateu na Guerra do Paraguai (dez/1864 a mar/1870), no posto de Coronel, comandando o 7º Batalhão de Voluntários da Pátria, organizado em Ouricuri.
Proprietário e fazendeiro. Casado em primeiras núpcias, em 1849, com Maria Vitória Rodrigues, em segundas, com Raimunda Petronila, e em terceiras, com Zulmira Gouveia. Ouricuri-PE.
Notas sobre Elias Coelho Rodrigues: Radicou-se na cidade de Jardim-CE onde deixou inúmeros descendentes.
Notas sobre Deolindo Damasceno Coelho: De Fazenda Campina, Araripina - PE.
Notas sobre Francisca Petronila Coelho Rodrigues: De Fazenda Campina, Araripina - PE.
Notas sobre Oldrado Rodrigues Coelho: Oldrades era trineto do Português Valério Coelho Rodrigues por parte do seu filho Lourenço Coelho Rodrigues.
Notas sobre Ricardina Maria Rodrigues: Veja família de B.5.1.5
Notas sobre Anísio Rodrigues Coelho: Coronel Anísio Coelho Rodrigues, chefe político de prestígio em Ouricuri, de onde foi prefeito duas vezes, deputado estadual em Pernambuco em várias legislaturas.
Casado em primeiras núpcias com Raquel de Aquino Coelho e em segundas, com Rufina Coelho Matos.
Notas sobre Leopoldino Rodrigues Coelho: Velho da Campina.
Notas sobre Antonia Coelho Dantas: O registro do seu óbito foi feito no Cartório do Distrito de Nascente, Araripina-PE no dia 03/12/1931.
Notas sobre José Herculano Rodrigues: José Herculano Rodrigues aparece no Livro "Família Coelho, Passado e Presente", com o nome de José Rodrigues da Paixão. O primeiro nome (José Herculano Rodrigues) é o correto, pois aparece na Certidão de Casamento de todos os seus filhos.
Notas sobre Olavo José Rodrigues: Olavo e Sinobilina casaram-se no dia 16/08/1911 na Casa de Audiências do Distrito de São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), na presença do Juiz Distrital Custódio de Andrade Arraes, do Escrivão de Registro Oficial Joaquim José Modesto e das testemunhas: Antônio José Coelho, Manoel Ferreira Sampaio, Francisco Correia Jaques Filho e José Pereira Lima.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Matrimônios jul/1896_dez/1911, páginas 39 e 39-verso.
Notas sobre Olimpio José Rodrigues: Olímpio e Ângela casaram-se no dia 22/02/1902 na Casa de Audiências do Distrito de São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), na presença do Juiz Distrital Umbelino Gomes de Souza, do Escrivão de Registro Oficial Antônio Félix de Andrade, e das testemunhas: Antônio Rodrigues de Macedo, José da Silva Modesto, e Henrique Alves Batista.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Matrimônios jul/1896_dez/1911.
Notas sobre Odilon José Rodrigues: Odilon era trineto de Valério Coelho Rodrigues por parte do seu filho Lourenço Coelho Rodrigues. Nasceu em 1886 na Fazenda Minador, pertencente na época a Ouricuri-PE. Foi criador de gado nesta fazenda, onde veio a falecer às 22:00 do dia 28/11/1946. Vale registrar que no ano da sua morte a Fazenda Minador, que já era o Sítio Minador, já fazia parte da Zona Rural de Araripina-PE. Deixou nove filhos do seu primeiro casamento e cinco do segundo. O seu falecimento foi informado em 30-11-1946 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro B_03, folhas 125 e 125 verso, sob o lançamento de n°. 576.
Notas sobre Luiza Maria da Conceição: Luiza e Odilon casaram-se no dia 24/09/1911 na Casa de Audiências do Distrito de São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), na presença do Juiz Distrital Custódio de Andrade Arraes, do Escrivão de Registro Oficial Joaquim José Modesto, e das testemunhas: Henrique Alves Batista, Ursulino Rodrigues de Macedo e João Benício Filho.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Matrimônios jul/1896_dez/1911, páginas 40-verso e 41.
Notas sobre Eliza Rodrigues Coelho: Nasceu no dia 02/11/1907 na Fazenda Pitombeira.
Foi batizada em 06/01/1908 pelo Padre Francisco Pedro da Silva.
Foi registrada no dia 23/04/1908.
Notas sobre Apolidório Rodrigues Coelho: Apolidório e Cristina casaram-se no dia 11/10/1920 na Casa de Audiências do Distrito de São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), na presença do Juiz Distrital Antônio de Barros Muniz, do Escrivão de Registro Oficial Joaquim José Modesto e das testemunhas: Francisco Pedro da Rocha, Francisco da Rosa Muniz, e Argemiro José Modesto.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Matrimônios jul/1896_dez/1911, páginas 39 e 39-verso.
Notas sobre Cristina Benício de Coelho: Cristina nasceu em 24/07/1903 no lugar Sítio Novo, município de Ouricuri-PE (a partir de 1943 passou a pertencer a Araripina-PE).
Foi registrado no dia 26/09/1903 no Cartório do Povoado São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), pelo Escrivão de Registro Oficial, Antônio Félix de Andrade.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Nascimentos Vol. 1, (abr/1894 a ago/1914), páginas 3-verso e 4.
Notas sobre Honorina Maria da Conceição: O seu falecimento foi informado por Joaquim Isaque de Andrade em 21-06-1976 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Mai-1976, Ago-1982, vol. 1, folha 03-verso, sob o lançamento de n°. 44. Vale ressaltar que o lançamento foi feito com Petição Judicial.
Notas sobre Ozório Moreira da Silva: O seu falecimento foi informado por Manoel Moreira da Silva em 11-10-1976 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Mai-1976, Ago-1982, vol. 1, folha 09-verso, sob o lançamento de n°. 68.
O sepultamento foi no Cemitério do Minador em Araripina-PE.
Notas sobre Menandro José Rodrigues: O seu falecimento foi informado por Sandoval Menandro Coelho em 29-04-1972 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Jan-1970, Mai-1976, vol. 7, folha 113, sob o lançamento de n°. 2845. Vale ressaltar que o lançamento foi feito com Petição Judicial.
O sepultamento foi no Cemitério do Sítio Tanque Novo em Araripina-PE.
Notas sobre Maria Rodrigues Coelho: Maria Rodrigues, era tetraneta do Português Valério Coelho Rodrigues por parte do seus filhos Lourenço Coelho Rodrigues e José Rodrigues Coelho.
O seu falecimento foi informado por Sandoval Menandro Coelho em 29-04-1972 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Jan-1970, Mai-1976, vol. 7, folha 113, sob o lançamento de n°. 2846. Vale ressaltar que o lançamento foi feito com Petição Judicial.
O sepultamento foi no Cemitério do Sítio Tanque Novo em Araripina-PE.
Notas sobre Adelaide Maria da Conceição: Adelaide, era tetraneta do Português Valério Coelho Rodrigues por parte do seus filhos Lourenço Coelho Rodrigues e José Rodrigues Coelho. Ela nasceu em 1906 na Zona Rural de São Gonçalo, que pertencia ao município de Ouricuri-PE. Faleceu às 05:00 do dia 05/03/1962 no Sítio Alagadiço e o sepultamento foi realizado no Cemitério do Sítio Tanque Novo em Araripina-PE. O seu falecimento foi informado em 05-03-1962 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro B_05, folha 331, sob o lançamento de n° 1.996.
Notas sobre Maria Alves de Carvalho: Poço Redondo, Paulistana – PI.
Notas sobre Maria: Registro de batismo:
“Aos dezoito dias do mês de outubro de mil oito centos e trinta e cinco Baptizou o Reverendo Visitador Solemnemente e pos os Santos Oleos a parvola Maria, filha legítima de Egino Rodrigues Coelho e Maria Alves de Carvalho nasceo a vinte e três de janeiro do mesmo anno forão Padrinhos Thomé Pereira de Carvalho e Germana Maria de Barros. E para constar mandei fazer este assento em que me assigno. Pe João Cardozo Sampaio – Vigário Encomendado”.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 16 | 14 | 0 |
Netos | 70 | 54 | 3 |
Bisnetos | 265 | 246 | 27 |
Trinetos | 883 | - | - |
Totais | 1234 | 314 | 30 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...